terça-feira, 29 de junho de 2010

LOUCURA TERAPÊUTICA

LOUCURA TERAPÊUTICA - OSHO






Alguém colocou uma questão: Se as pessoas se tornarem autênticas e naturais, se elas não riem porque um sorriso é falso, se elas começarem a gritar e berrar nas ruas, o que irá acontecer ao mundo?



Muitas coisas acontecerão ao mundo. Primeiro, as guerras se tornarão impossíveis de acontecer. Não haverá mais Vietnames nem Israéis porque as pessoas nunca mais irão acumular tanta raiva que tenham de matar e matar milhões. Muitas coisas irão acontecer ao mundo se as pessoas forem naturais. Assim, elas não gritarão tanto como você acha que elas gritarão. Agora mesmo é permitido que elas gritem e elas irão gritar - mas por quanto tempo?



Se lhes for dado completa liberdade, os gritos, abusos, condenações e lutas começarão a desaparecer do mundo.



É um ciclo vicioso. É como se você estivesse fazendo uma pessoa passar fome e não permite que ele chegue perto da geladeira. E você diz "Se a gente deixar ele irá comer demais". E você mantém-no faminto - e agora receia que se lhe der liberdade, ele irá comer demais, ele adoecerá. Assim, você não permite que ele se aproxime da geladeira. Ele tem que viver pela quota dele - o que quer que você lhe dê, ele terá que viver disso.



Agora ele fantasia, ele sonha. O que fazer? Como alcançar a geladeira? Como comer mais? Toda a imaginação dele fica concentrada na comida, ele sonha com comida.



Se você está faminto, se você for mantido com fome, então surge o medo de que se or deixado solto nas ruas, poderá entrar num restaurante, matar o proprietário, ou fazer alguma coisa. Porém, se bem alimentado, ninguém faz uma coisa dessas. Isso foi o que aconteceu - ao longo de milhares de anos você tem sido reprimido, tem sido feito mais e mais falso. Agora surge o medo. O questionador está certo - o medo aparece se as pessoas se tornarem autênticas e começarem a gritar e a berrar e a fazer coisas da maneira que sempre desejaram fazer e nunca eram permitidas fazer, o mundo enlouquecerá.



Sim, durante alguns anos o mundo irá enlouquecer. Mas essa loucura será terapêutica, irá ajudar imenso.



Depois disso ninguém nunca mais irá enlouquecer. As neuroses irão desaparecer, psicoses irão desaparecer, guerras irão desaparecer, políticos se tornarão insignificantes. As nações, os militares e as forças armadas se tornarão irrelevantes - não serão necessários. É por isso que os políticos e os padres são tão a favor de reprimir as pessoas, porque eles dependem dessas repressões. As guerras não acontecerão mais. Os generais não vão gostar disso, os exércitos não irão gostar disso, se não houver mais nenhum Vietname - então todo o seu propósito está perdido. Se não houver mais nações, então, qual é o sentido de ter primeiro ministros e presidentes? Eles são irrelevantes.



Os governos se tornam irrelevantes se as pessoas forem naturais. Cada vez menos governos serão necessários. Assim, tantas pessoas têm investimentos. E o medo delas parece correcto, lógico, porque por tantos séculos o homem tem sido reprimido que eles receiam que as coisas possam explodir. Sim, por alguns anos, por uma geração pelo menos, haverá grande explosão. Depois as coisas irão desaparecer.



Bertrand Russel escreveu que quando ele era criança, até mesmo as pernas das cadeiras eram cobertas com tecidos. Pernas, porque elas pareciam sexuais. E ele diz 'eu não vi nenhuma perna de mulher'. As vestimentas tinham que ser tão longas que você não poderia ver. E Bertrand Russel diz que naqueles dias as pessoas costumavam fantasiar a respeito das pernas, sonhar com as pernas. Mesmo um sonho com as pernas era suficiente para uma excitação, um êxtase. Agora ninguém se importa com as pernas. Uma vez que tenha visto homens e mulheres despidos você pára de se preocupar com isso, de sonhar com a nudez deles. Os sonhos mudam.



O mundo precisa ser mais natural. Assim haverá menos ansiedade, menos medo, menos preocupação. Mas por uma geração haverá grande explosão - depois disso, as coisas se estabelecerão.



Temos que correr esse risco, só esse risco pode salvar a humanidade.

Senão todo o mundo irá enlouquecer.



Osho







Extraído de "This Very Body The Buddha", adaptado"

http://www.universodeluz.net/modules.php?name=News&file=article...

http://minhamestria.blogspot.com/2010/06/loucura-terapeutica-osho.htmlTags: osho

Sem comentários:

Enviar um comentário